sábado, 12 de janeiro de 2008

:: Little Richard


'Here's Little Richard' (1957)

No verão de 1955 o rock and roll tomava conta de todas as rádios, com Fats Domino, Ray Charles, Chuck Berry e Bo Diddley chegando aos primeiros lugares do top. Pronto para entrar na onda do rock'n'oll, Art Rupe da Especiality Records pediu a seu caçador de talentos, Bumps Brlackwell, que encontrasse um cantor que se assemelhasse a Ray Charles. Sabendo por onde procurar, dirigiu-se ao legendário Drew Pop Inn, Nova Orleans, e encontrou um extravagante (e bem humorado) cantor de blues e pianista que respondia ao nome de Little Richard Penniman. Em Setembro tinha já convencido Richard a gravar no pequeno estúdio de Cosimo Matassa, o J&M Studio, onde fizeram história com um pequeno Ampex de apenas uma pista.

O termo 'excessiva' não chega sequer para descrever a energia irreverente gravada em vinil por Richards, Bumos, Cosino e os músicos mais talentosos de Nova Orleans. O tema "Tutti Frutti" começou a trepar pelos tops em Outubro e foi seguido por outros como "Long Tall Sally", "Slippin' and Slidin', "Ready Teddy" e "Jenny Jenny". Esta procissão maníaca foi reunida no álbum Here's Little Richards. Considerado um clássico, Here's Little Richards é o LP desde artista que registrou maior número de vendas. É uma células que formam a raiz do rock'n'roll - foi a partir desse álbum (e de meia dúzia de outros incluídos neste livro) que este gênero musical não parou de crescer." - 1.000 Discos Para Ouvir Antes de Morrer (pg. 36)

* * * * *

"Foi dele o primeiro disco que comprei na vida: 'Here's Little Richard'. Tinha oito anos e minha irmã mais velha vivia me alugando, só ouvia João Gilberto. Eu achava aquilo um saco, aquela coisa 'o pato, vinha cantando alegremente, quém, quém... (risos) Aí um dia, andando com meu pai pela rua Chile, que fica no centro de Salvador, passei em frente a uma loja e ouvi: 'A-wop-bop-a-loo-bop-bop-a-op-bam-boom'. Fiquei chapado com aquela voz , pedi dinheiro pro meu pai e comprei. Ele tinha uma vitrola "Emerson" em casa....Aí subi no sofá de molas da D. Hélia, minha mãe, e mandei ver o Little Richard no talo. Foi uma festa." MARCELO NOVA.

* * * * * *

DOWNLOAD (mp3 de 128kps - 30 MB):

Nenhum comentário: