sábado, 30 de maio de 2009

:: Atittude Screaming Girls ::

ATTITUDE SCREAMING GIRL
- por Joh, do Excambau -

Um apanhado musical temático: vocais femininos que estão no meu itunes neste momento. Sem credibilidade ou fundamentação teórica, apenas gosto pessoal. Sempre me chamou atenção vocais femininos, principalmente quando fugiam da esperada vozinha angelical pasteurizada. E com o tempo percebi que essa especificidade de gosto não era uma coisa muito comum. Bateu a nóia. FETICHE? Caraca! Não... as minas se destacam, pô!

01) "The House That Jack Built" - Aretha Franklin (1968)

Pra abrir a exclusiva seleção histórica ATITUDE SCREAMING GIRLS, trago essa pedrada da diva, mestra e rainha do soul/gospel/R&B/ e quase todos os outros ritmos negros americanos: Aretha é foda, sempre foi! Segura o cetro e senta na cadeira mais alta da minha categoria A.S.G.

Nessa música ela chega mandando o título da música, sem instrumental, puxando como quem manda na parada - e manda mesmo! A batida segue groovada, acompanhada pelos tradiças backing vocals (u-uuu) trocando frases com os naipes de metais - sensacional! Não é a toa que está no TOP LIST deste que vos escreve!

Conheci Aretha através do antológico filme do mago John Landis: The Blues Brothers, tb aconhecido no Brasilzão (a terra da dublagem) como "Irmãos Cara-de-Pau" (?) - huahuahua! A gente às vezes não percebe como é tosco traduzir nomes de filmes, mas relaxa, porque em terras lusas o filme é apelidado de "O Dueto da Corda" (!!!!!!!!!) Afff. Naquela época não tinha internet, muito menos mp3, mas eu tinha um videocassete e um gravador de fitas, assim gravei o filme quando RE-passou na sessão da tarde e depois captei o áudio para uma fitinha k-7 que tocou até gastar (literalmente)!

02) "Open the Gate"- No Doubt (1995) - Não somente a MINHA faixa preferida do meu disco preferido do No Doubt, mas essa música contém o primeiro refrão que minhas filhas conseguiram decorar mesmo antes de conseguir/saber falar a língua pátria! Confirmando a teoria de que "uma boa intro é 50%" (ou como dizem os truqueiros: a primeira é caminhão de pinga), "Open the Gate" inicia com as cordas todas juntas: guita e baixo martelando o martelão. Seguidos pelo teclado agudo no "CRESCENDO" até chegar à voz de Gwen Stefani.

Hoje, a banda "deu um tempo" e Gwen trilha seu caminho em um projeto solo do qual eu nunca quis saber muito, mas fui atrás do The Beacon Street lá pra 98, por dois motivos: 1º - vi um cover de NO DOUBT num show da faculdade no qual pensei: "porra! Será que o original tem essa pegada?". 2º - custava 12,90 no bacião de uma lojinha num shopping da zona sul e arrisquei - me dei bem! :D

03) "Debbie" - The B-52's (1998)

Sons que lembram a juventude não tem explicações e nem porquês. Mas camarada, uma voz dessas não se acha por aí e, quando se trata de B'52, são 2 VOZES FODÁSTICAS!!! Eu já estava na minha fase Pantera-Rage Against the Machine, mas era impossível ignorar B'52 tocando nas rádios. Fui no último show deles no Credicard Hall num esquema muito pró (fui como FOTÓGRAFO!!! huhuhu). Vi tudo bem de perto, e pude conferir que hoje em dia as pernocas de Kate Pierson e Cindy Wilson já não são as mesmas, mas as vozes, PQP! O show é aquilo: um misto de roupas estranhas em pessoas estranhas, nostalgia e empolgação-comedida-de-uma-platéia-que-realmente-não-sabe-se-comportar-em-um-show: tempos de lei seca... sem álcool, sem festa, mas pra quem gosta do som, basta fechar os olhos e lembrar "ah! como era bom".


04) "Little Birdie" - Wynton Marsalis (de Joe Cool's Blues, 1995)

Quem lembra de "A Turma do Charlie Brown" viaja com esse disco! Imagina um mestre do jazz chamando os brothers (literalmente) para fazer uma homenagem a um dos desenhos da sua infância! Mesmo sendo quase todo instrumental, esse disco é uma éspecie de Jazz-sem-chatisse (pra quem acha jazz chato), e eu escolhi a única faixa com voz do disco que se destaca não somente por isso: Ela, a voz desconhecida, mesmo não mencionada na ficha técnica do disco no site oficial, além de encontrar seu "espaço" no meio de músicos geniais e improvisações, ainda consegue dar os seus pulinhos e fazer dessa faixa a minha preferida do disco. Impossível não imaginar Woodstock (o clássico passarinho amarelo) voando em volta do Snoopy pra acordá-lo em uma manhã com o chão repleto de neve.

05) "Hey Little Rich Girl" - Amy Winehouse

Eu não conheço A FUNDO o lado musical dessa tal de Amy Winehouse (pq do lado pessoal, as fofocas estão estampadas por todos lados), mas esse The Other Side dela me agradou muito em algumas faixas. O disco tem vários "FEAT." de seus clássicos (?) com rappers (?rs): aquelas versões "YO! YO! YO!" que pegam uma música que já não pára de tocar, e põe um versinho de rapper no meio pra tocar mais e mais ... sei lá... rsss

A verdade é que eu escutei esse disco de lados B primeiro que o álbum sucesso-de-vendas e entendi que realmente ela gosta de soar "old school" flertando com o ska por diversas vezes. ISSO É BEM LEGAL! NÃO ACHAM!?!? Essa faixa foi escolhida entre tantos "sucessos" por ter uma cara de versão de algo dos anos 50, algo como Toots and the Maytals (ISSO É LEGAL! SIM!!!).
Podem falar o que quiserem da vinhodacasa: que ela bebe e não pára em pé no palco, que ela se droga e gosta de ser sodomizada - WHATEVER! A garota realmente tem uma voz sensacional.


06) "A cidade ideal" - Saltimbancos (Chico Buarque, Nara Leão, MPB-4, Bebel Gilberto, Miúcha, outros).

Disco infantil para adultos? Caraca! como explicar essa música aqui? Tem um jogo de vozes femininas animais! (rsss). Esse disco talvez tenha sido minha primeira referência de vocal feminino (depois veio a Simony no Balão Mágico, mas essa não tive coragem de inserir na lista! huahuahua). A história clássica dos Saltimbancos ORIGINS é alemã, e secular, muito antiga mesmo. Foi sendo trazida através dos tempos em forma oral, depois transcrita e reescrita (pelos irmãos Grimm), até chegar nas mãos do Chico Buarque, que aí sim fez uma obra-prima. Além de toda mensagem revolucionária popular e individual que o disco traz (numa época de Ditadura), esse disco é muito rico musicalmente, por isso escolhi a faixa-exemplo que mais pudesse quebrar o preconceito sobre música "infantil".

Bebel Gilberto, que nessa época era uma pirralha (já cantava bem viu? adoro a voz dela quando criança), acompanhada de sua mãe Miúcha, Nara Leão, orquestradas por Chico Buarque em 1977?!?! Esse disco é catalogado no itunes como "infantil" mas vê-lo assim é ser raso e triste. Quem escutar e não achar ROCK, PSICODELIA, e REVOLUÇÃO merece ouvir Roberto Carlos 100 anos sem parar!

07) "Hot Kiss" - Juliette and the Licks (de Four on the Floor, 2002)

OMFG!!!! O que eu poderia falar da THE MOST ATTITUDE SCREAMING GIRL da face de todo este miserável planeta?! Confesso que o dia que eu escutei Juliette (pés descalços e sujos) and the Licks a primeira vez, meu cérebro literalmente EXPLODIU! Se um dia o diabo inventou o rock para "rolar" e a intenção era misturar paixão e selvageria e sair por ai destruindo tudo sem pensar um minuto nas consequências, com certeza a trilha sonora seria essa.

Exclua da mente o ícone que Juliette Lewis se tornou pelos papéis que escolheu no cinema, mas também esqueça tudo que você prometeu ao padre na confissão da primeira comunhão porque se você procura a música do pecado, você encontrou. huahuahuahuahua! Exemplo clássico da "intro é 50%", "Hot Kiss" já começa com o refrão (pra mostrar como é que é bão) e segue pela velha pergunta-resposta entre voz e guitarras que não tem como não conquistar. A mudança de tom depois do segundo canto precede um crescendo perfeito que culmina no "pra-que-o-rock-foi-feito" e a partir dai, "jesus me abane".

08) "See Saw" - Aretha Franklin

Fechei com Aretha pra fechar com chave de ouro e pra deixar bem claro o que quero dizer quando digo ATTITUDE SCREAMING GIRLS: Elas não passam despercebidas e com elas não tem "nhé-nhé-nhé".

Elas tem que gritar!

Elas tem atitude!

Elas são ATTITUDE SCREAMING GIRLS muthafuckers!

Pei!


DOWNLOAD: http://www.mediafire.com/?nmtg3qmvujv

5 comentários:

Vinicius Rocha disse...

Legal sua listinha Joh, na minha eu incluiria Debbie Harie do Blondie, por abrir caminho para as frontwomans e a fodástica Patti Smith que também não deixaria de fora! É claro, existem mais algumas, mas essas duas com certeza são as que me saltam a memória agora.

Marco Souza disse...

Consegui The Beacon Street Collection por 5 conto!
Open The Gate é foda.

joh excambau! disse...

ah! @vinicius! Hoje em dia as garotas andam com tudo! E cada vez mais conhecemos bandas boas (novas ou não) lideradas por minas com o estrógeno no talo! VALEU PELAS DICAS! vou atrás da PAtti Smith e da Debbie Harie pra ver se elas entram no meu Itunes tb! huauauh

e @marco: PQP!!!! Q BARBADA BRUTA! ERA PIRATA???!? NÃO É POSSIVEL! uahuahuahuahu

Lili disse...

Adorei o post!
Vocal feminino é muito foda!!!!

Barao disse...

Legal o POST!
Sem querer parecer machista, mas eu nunca parei para ouvir muito vocal femino (Nao me pergunte pq)... Sei q algumas delas sao realmente fodas, mas ainda nao tinha me baitido esta curiosidade...
Estou baixando as musicas para ver se eu me inspiro...
Depois de ouvir vou poder fazer um post com mais propriedade...
Valeu JOH!
Abraco.
Barao